Fatores que influenciam a produtividade dos cultivares de café
O processo de produção de café exige conhecimento e dedicação dos produtores. Há uma série de fatores que podem influenciar positivamente a produtividade dos cultivares de café, o que elevará a qualidade final do grão, ou negativamente, que poderá prejudicar o produto.
Antes de iniciar a produção de café, o cafeicultor deverá avaliar as características da região, como clima, solo, topografia, e as suas capacidades técnicas, como conhecimento e tecnologia disponível, para poder escolher os cultivares mais indicados para a localidade, levando-se em consideração os aspectos de produtividade, vigor, porte, resistência a pragas e a doenças, o período de maturação e de qualidade dos frutos.
Temperatura
A temperatura tem forte influência na espécie a ser cultivada. Para regiões com temperaturas mais altas, os cultivares robusta e conilon se saem melhor. Já para localidades com temperaturas mais amenas, as espécies da Coffea arábica tendem a ter mais produtividade.
Chuva
A chuva é essencial para qualquer tipo de cultivo e a sua ocorrência influencia diretamente na produtividade final. Localidades onde as estações chuvosas são bem definidas, a floração do café tende a ser mais uniforme, o que facilita a sua colheita. Cafés produzidos em regiões em que a chuva é distribuída durante o ano todo, provoca a maturação dos grãos em períodos diferentes do ano, o que acaba aumentando os custos de colheita.
As espécies conilon e robusta são mais resistentes a períodos com pouca chuva em decorrência de suas características físicas.
Solo
De acordo com o livro Cultivares do Café produzido pela Embrapa, não existem grandes variações entre as cultivares de café quanto à tolerância a certas deficiências do solo.
Porém, durante o cultivo do café, o produtor deverá sempre ficar atento às condições do solo para evitar deficiências de nutrientes, presença de pragas, entre outros fatores que possam prejudicar o desenvolvimento do cafeeiro e a produtividade do cultivar.
Pragas e doenças
Pragas e doenças podem atacar os cafeeiros e a sua presença está muito ligada às condições climáticas e ao tipo de solo. Talvez as pragas e as doenças sejam os principais fatores de queda na produtividade dos cultivares de café, uma vez que prejudicam diretamente os pés de cafés.
Topografia
A topografia, fator relacionado diretamente à altitude do terreno, é outro fator natural que influencia na produção do café, sendo determinantes para os cultivares a serem utilizados e, consequentemente, a sua produtividade. Um ponto interessante relacionado à topografia é a sua influência na quantidade de luz, vento e chuva sobre os pés de cafeeiros, dependendo da sua inclinação, que também influencia na produtividade do cultivar e na qualidade final da bebida.
Nível tecnológico do produtor
A tecnologia é um grande aliado do produtor de café, mas envolve investimentos. Se, por exemplo, o produtor tem baixo nível de tecnologia ou poucos recursos para empregar na produção, a escolha de cultivares mais resistentes pode fazer mais sentido.
Plantio e manejo
O plantio e o manejo na produção de café, assim como em outras plantações, são essenciais para o sucesso da lavoura. Cada cultivar de café tem as suas características físicas próprias que devem ser respeitadas no plantio, levando-se em conta, por exemplo, o número de cafeeiros no mesmo local e o espaçamento entre eles.
Espaçamento
Para a determinação do espaçamento entre os pés de cafés, considera-se todas as características físicas da planta, vegetativas e reprodutivas, entre elas a forma e a distribuição dos ramos na copa, o diâmetro da saia, distribuição das raízes, entre outros. A atenção ao correto espaçamento entre as árvores influenciará diretamente na produção de folhas e de frutos, na facilidade do manejo e da colheita, além de influenciar na maturação, conforme explica o livro Cultivares do Café:
A maturação dos frutos é afetada pelo espaçamento, pela sua influência na entrada de luz e de calor na planta. Quanto menor o espaçamento utilizado, maior será o tempo necessário para os frutos completarem a sua maturação. A interação entre cultivar e espaçamento é afetada tanto pela distância entre ruas como pela distância entre plantas na linha, estas, talvez, sendo as mais críticas.
Livro Café Arábica
Manejo
O manejo na cafeicultura envolve todo o cuidado com a plantação envolvendo ações como podas, pulverização, controle de doenças e pragas, entre outros. Portanto, a escolha da cultivar influenciará diretamente no manejo que será realizado.
Colheita e preparo
O tipo de colheita também influenciará no cultivar de café a ser escolhido. Para a colheita mecânica, por exemplo, o ideal são espécies de café que tenham a maturação do fruto do café de forma uniforme e que os frutos caiam de forma fácil.
Resumo produtividade dos cultivares de café
No texto Produtividade dos cultivares de café abordamos diversos fatores que podem influenciar a qualidade final do café. Importante o produtor de café, sempre que possível, ter o apoio de profissionais da agricultura para a correta orientação sobre qual cultivar escolher para o plantio, levando-se em conta quais são as características da região onde se localiza a propriedade, como clima, solo, topografia, conhecimento técnico e capacidade de investimento.
Além dos pontos levantados acima, a escolha do cultivar deve-se considerar também aspectos referentes à produtividade, ao vigor do cultivar, o porte, a capacidade de resistência a pragas e a doenças, e o período de maturação e de qualidade dos frutos.
Gostou do texto? Está faltando alguma informação ou algo precisa ser corrigido? Deixe nos comentários e, entre um café e outro, vamos conversando.
Quer saber mais sobre o café? Veja abaixo nossas sugestões:
História dos primeiros cultivares de café brasileiros