Painel no Encoffee 2022 destaca benefícios da irrigação por gotejamento no café.
Qual a melhor forma de irrigar o café?
Durante dois dias, 27 e 28 de setembro, produtores rurais, cooperativas, empresários e representantes do setor cafeeiro se reuniram para trocar experiências e conhecer os novos rumos da cafeicultura brasileira, entre eles qual a melhor forma de irrigar o café.
As discussões ocorreram durante o Encoffee 2022.
O encontro nacional aconteceu no Triângulo Mineiro, no Palácio de Cristal, localizado no município de Uberlândia (MG).
No encontro, houve a presença de especialistas e importantes nomes do mercado.
Uma série de palestras debateram questões de dentro e fora da porteira.
Um importante painel falou sobre gestão de risco e resultados obtidos com irrigação por gotejamento no café, já que as mudanças climáticas causam significativas consequências nos cafezais.
Painel sobre irrigação por gotejamento no café
O painel sobre irrigação por gotejamento no café foi organizado pela israelense Netafim, pioneira e líder em irrigação por gotejamento.
O tema foi a paixão pelo café e pela irrigação: “Se o café é sua paixão ele merece irrigação”.
Quase 500 espectadores acompanharam o depoimento de Gabriela Terra, especialista em irrigação e filha de cafeicultores.
Ela falou da sua vida na fazenda, desde os 10 anos de idade e do trabalho da sua família no campo: três mulheres e o pai.
Ela também abordou os benefícios que a irrigação por gotejamento traz para o café, como aumento da produtividade, melhor controle da questão hídrica, fertirrigação e que o sistema está disponível para qualquer tipo e tamanho de propriedade e participação da mulher no agro.
O segundo convidado foi Ricardo Santos, agrônomo e filho de cafeicultor da região de Garça (SP).
O cafeicultor contou como implantou uma fazenda de café, partindo do zero, totalmente planejada, mecanizada e irrigada por gotejamento pela Netafim, em Carmo do Rio Claro (MG).
Ele era executivo da Bunge e fez desse projeto a sua aposentadoria.
Impressionantes foram os resultados apresentados: sempre com média alta de produtividade, superiores às plantações de sequeiro, em iguais condições de manejo.
Outra informação importante: ele conseguiu pagar todo o sistema de irrigação logo na primeira safra somente com os ganhos expressivos em produtividade.