Para a identificação de cultivares de café, pode-se utilizar como referência as características físicas das plantas como folhas, flores, frutos, porte, ou outras informações como a maturação dos frutos e a quantidade de cafeína.
Visualmente, é possível identificar os cultivares, desde que você conheça essas informações. Neste texto, não vamos falar sobre as características individuais de cada cultivar, mas vamos abordar quais são as características que você deve observar para você poder entender quais são as informações utilizadas para a identificação de cultivares de café.
Porte ou altura das plantas
Para a identificação de cultivares de café, o porte ou altura é uma informação física e visual que já ajuda em uma primeira classificação. Aliás, essa é uma informação importante para a definição de qual pé de café utilizar em determinadas regiões, uma vez que influencia na produtividade do café.
De acordo com o livro Cultivares de Café (produzido pela Embrapa):
O porte, ou a altura das plantas, é determinado pela interação entre suas características genéticas e o ambiente de cultivo, como espaçamento, tratos culturais, fatores climáticos e edáficos, entre outros.
Livro Cultivares de Café
Para a classificação do porte ou da altura do pé de café das cultivares, o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) utiliza as seguintes nomenclaturas:
- Muito baixa
- Baixa
- Média
- Alta
- Muito alta
Porém, pode-se adotar uma classificação ainda mais simplificada, em dois grandes grupos, sendo que os cultivares são classificados em porte baixo e porte alto.
Diâmetro da Copa
Assim com a altura do pé de café, o diâmetro da copa do cultivar também está relacionado à sua produtividade, pois é importante para determinar o correto espaçamento entre as plantas. Para a classificação e identificação dos cultivares do café utilizando-se o diâmetro da copa, utiliza-se cinco classes:
- Muito pequeno
- Pequeno
- Médio
- Grande
- Muito grande
Resistência à ferrugem
A principal doença que ataca os pés de café no Brasil é a ferrugem, causada pelo fungo H. vastatrix. Para a identificação de cultivares de café, pode-se classificar os pés de cafés quanto à resistência a essa doença:
- Altamente resistentes
- Moderadamente resistente
- Suscetível
Cor do fruto Maduro
Outra característica para a classificação e identificação dos cultivares de café é a cor do fruto do café que, em geral, transita entre o amarelo e o vermelho nos cultivares da espécie Coffea arábica. Já nas espécies das cultivares de Coffea canéfora, as cores e formatos podem variar mais.
Formato do fruto
O formato do fruto também é muito utilizado para a identificação dos cultivares de café, podendo ser classificados em redondos, elípticos e oblongos.
Tamanho do fruto
Outra característica muito utilizada é o tamanho do fruto, podendo variar bastante entre as espécies do gênero Coffea.
Tamanho da semente
Também é possível a identificação dos cultivares de café avaliando-se o tamanho da semente que, assim como os formatos e tamanhos dos frutos, também varia bastante. As sementes podem ser:
- Muito grandes
- Grandes
- Médias
- Pequenas
- Muito pequenas
As sementes podem ainda ser classificadas como:
- Curtas e estreitas
- Curtas e largas
- Longas e estreitas
- Médias em relação ao comprimento e à largura
Cor das folhas jovens
A cor das folhas também é um fator de identificação dos cultivares de café, tendo coloração diferenciada entre as espécies.
Tamanho da folha
Para a classificação e identificação de um cultivar de café baseado no tamanho da folha, utiliza-se a seguinte classificação, de acordo com o comprimento e largura:
- Curtas e estreitas
- Longas e largas
- Médias
Porém, na prática, em relação ao tamanho das folhas, muitas vezes utiliza-se uma classificação um pouco mais detalhada:
- Muito grandes
- Grandes
- Médias
- Pequenas
- Muito pequenas
- Minúsculas
Ciclo de maturação
O ciclo de maturação de um pé de café sofre grandes influências do ambiente, mas quando se leva em consideração somente os fatores genéticos, os cultivares podem ser classificados em:
Muito precoce
Precoce
Médio
Tardio
Muito tardio
Resumo identificação dos cultivares de café
Neste texto, vimos a importância de conhecer as características das espécies de café para a correta identificação dos cultivares de café. Esse conhecimento, aliado às informações sobre o ambiente onde se pretende realizar o cultivo do pé de café será fundamental para a determinação da melhor cultivar a ser utilizada visando a uma melhor produtividade.
Esperamos que tenham gostado do texto. Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade do conteúdo.
Se preferir, nos envie uma mensagem por meio de nossos contatos.
Fonte: Livro Cultivares de Café
História dos primeiros cultivares de café brasileiros