Entre os dias 15 e 16 de março, a Cooxupé realizará a Feira do Cerrado 2023.
Este ano, o tema será “Solução e Segurança para o Cooperado”.
Em busca de produtividade e sustentabilidade, os produtores de café poderão participar gratuitamente da feira.
A feira de negócios da cooperativa tem como estimativa receber mais de 6 mil visitantes na cidade de Monte Carmelo.
Entrada gratuita com credenciamento na recepção.
Saiba mais sobre a Feira do Cerrado 2023
A Feira do Cerrado é realizada pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), uma das maiores cafeeiras do mundo.
O evento está retornando na modalidade presencial na cidade mineira de Monte Carmelo, às margens da Rodovia MG 190 Km 3, s/n.º.
Para receber os mais de 6 mil produtores e visitantes previstos, a feira disponibilizará mais de 12 mil produtos em exposição.
Entre os produtos em exposição, destaque para as máquinas, implementos e insumos agrícolas voltados para a produção de café
A 6ª edição do evento conta com área total de 50 mil m².
Desse espaço total, cerca de 11 mil m² abrigarão, em um espaço coberto, 70 grandes marcas do agronegócio brasileiro.
Siga nossas redes sociais
Seguro Agrícola
Entre as novidades da feira para o ano de 2023, está um espaço totalmente voltad para apresentar ao produtor rural o seguro agrícola.
As soluções oferecidas aos cooperados é uma parceria exclusiva da Cooxupé com a corretora Lockton e a seguradora Mapfre.
Essa parceria proporciona aos cafeicultores a possibilidade de contratar seguro agrícola, desenvolvido sob medida para suas necessidades.
O objetivo principal do seguro agrícola é proteger as lavouras cafeeiras contra os prejuízos ocasionados pelas adversidades climáticas.
Entre essas adversidades estão as geadas e chuvas de granizo.
O seguro é uma opção ao produtor de café para minimizar os riscos, as situações que provocam dívidas ao produtor e a incapacidade de manter os níveis tecnológicos e de investimentos de futuras safras.
“Todas as novidades visam facilitar o trabalho do produtor de café sem deixar de lado as boas práticas. Assim, a Feira do Cerrado está comprometida em estimular a produção agrícola de forma sustentável. Temos a premissa de oferecer o que há de mais seguro e moderno pensando no pleno desenvolvimento do cooperado”
Presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
O evento ainda contará com estandes já tradicionais como o da SMC (cafés especiais), Centro de Negócios, Empório Cooxupé e praça de alimentação.
Variedade em produtos e expositores
No leque de opções, a feira conta com soluções pensadas para todos os tamanhos de negócios.
“Reunimos informações e soluções que vão fazer diferença no dia a dia do cooperado. Hoje temos uma cadeia diversa de produtos, indo desde ferramentas simples, como alicates e inversores de soldas, até equipamentos de uso profissional para o trabalho na lavoura”
Douglas Ferreira, Supervisor de Mercado de Máquinas da Cooxupé
Em exposição, máquinas, equipamentos, insumos, implementos e soluções tecnológicas para o setor cafeeiro, bem como soluções sustentáveis para a lavoura de café.
Serão 70 marcas expositoras divididos em 74 estandes, com mais de 12 mil produtos cadastrados, com valores dos produtos a partir de R$ 100.
Objetivo da feira
O intuito da feira é fornecer alternativas para as diferentes necessidades.
“O iniciante precisa de ferramentas e orientação técnica. Depois, precisa investir em máquinas e implementos. E a Cooxupé oferece essas soluções para o pequeno, médio e grande produtor. Temos adubadoras, derriçadeiras, carretas agrícolas, roçadeiras, trituradores e outros. Assim, o produtor aumenta sua produtividade e nível tecnológico”
Durante a Feira do Cerrado, o produtor rural também poderá encontrar soluções pensadas para o benefício e preparo do café, já no pós-colheita, como lavadores, mesas densimétricas e seletoras de grãos, dentre outras tecnologias.
Especialmente aos cooperados Cooxupé, a feira oferecerá como forma de pagamento a Operação Barter, na qual o café é utilizado como moeda de troca com 3 e 5 parcelas anuais.
Haverá também possibilidades de financiamentos junto a instituições bancárias.
Negócios
A expectativa de negócios é que haja um crescimento de 40% em relação à última edição.
Para facilitar os negócios, os produtores poderão pagar os produtos por meio da Operação Barter (troca em café) com 3 ou 5 parcelas anuais.
Ou, por meio de financiamentos com instituições bancárias.
Empório Cooxupé
É um espaço onde todos os visitantes encontram vestuários e souvenirs com a marca da Cooxupé.
Há também a venda dos cafés produzidos pela Torrefação Cooxupé.
Entretenimento
A feira disponibilizará espaços para a família, sendo:
- Espaço Kids para as crianças;
- Espaço Beleza para as mulheres.
Praça de alimentação
Possui 1 restaurante, 2 lanchonetes, 1 sorveteira e 1 loja de chocolates (Cacau Show).
Ilhas de café: 3 ilhas servindo Cappuccino Evolutto e Café Prima Qualità a todos os visitantes.
Data da Feira do Cerrado 2023
A feira será realizada entre os dias 15 e 16 de março.
Local da Feira do Cerrado 2023
A Feira do Cerrado acontece no núcleo da Cooxupé em Monte Carmelo, localizado às margens da Rodovia MG 190 Km 3, s/n.º. A abertura oficial acontecerá na quarta, dia 15, às 10h, em frente ao estande Diretoria Cooxupé.
Ingressos e estacionamento para a feira
A entrada e estacionamento são gratuitos a todo público que deseja visitar o evento.
Horário: das 08h00 às 18h00
Veja como foi o primeiro dia de Feira do Cerrado 2023
O primeiro dia da Feira do Cerrado 2023 realizado no dia 15 de março atraiu mais de 2.3 mil produtores de café de toda região do Cerrado de Minas Gerais.
O evento de negócios da cooperativa cafeeira Cooxupé retornou ao modelo presencial, após dois anos de realização no ambiente virtual por conta da pandemia.
Na abertura oficial da Feira, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, falou sobre os desafios enfrentados pelos produtores de café.
E reforçou o comprometimento da cooperativa em busca das melhores soluções para os cooperados.
“Estávamos ansiosos por uma feira presencial como essa. Estamos aqui com a presença de nossos parceiros e agentes financeiros que trabalham incessantemente para levar boas condições de negócios a vocês cafeicultores”
Ele ainda reforçou sobre a força e presença do cooperativismo na região.
“Monte Carmelo foi o início de tudo em relação à chegada da Cooxupé nesta área de atuação. Hoje temos sete unidades de negócios no Cerrado Mineiro. Temos mais de 2.500 cooperados dentro do quadro total de 18 mil pessoas. Eles representam de 20 a 25% do café originado na cooperativa. Expandindo, assim, de uma maneira rápida e produtiva. E estou convicto que a Cooxupé participou não só da expansão, mas da evolução de conhecimento e tecnificação dos cooperados daqui”
Resumo
A 8ª Feira do Cerrado da Cooxupé recebeu mais de 4.3 mil cafeicultores durante os dois dias de evento.
Balanço divulgado pela cooperativa mineira Cooxupé, foram realizados mais de 1.100 orçamentos durante o evento.
Famílias produtoras de café visitaram o ambiente, em busca de negócios favoráveis para elevar o nível tecnológico, assim como a sustentabilidade em suas propriedades e lavouras.
“Promover uma feira como esta é levar aos nossos produtores cooperados do Cerrado Mineiro a oportunidade de se atualizarem em relação às novidades que movimentam a cafeicultura. Assim, eles encontram em um único espaço a oportunidade de renovarem suas tecnologias com boas condições de negócios e, principalmente, usufruir de um ambiente rico em interação, após estes dois últimos anos. Como cooperativistas, incentivamos a troca de informações e de conhecimentos, cooperando para que nossos produtores estejam sempre atualizados e andando ao encontro com as demandas da cafeicultura e do exigente mercado com o qual trabalhamos”
Carlos Augusto Rodrigues de Melo – presidente da Cooxupé
Matheus Vidal, cafeicultor e cooperado de Araguari, está na quarta geração de sua família que trabalha com o café.
Ele participa da Feira do Cerrado desde as primeiras edições quando ainda eram realizadas em Coromandel.
“Estávamos sentindo falta desse calor humano e da troca de ideias que a feira nos proporciona. A grande vantagem deste evento da Cooxupé é a facilidade que a cooperativa consegue oferecer para o cooperado como, por exemplo, financiar uma máquina através da troca em café para 3 ou 5 anos, dependendo do maquinário. Nós comparecemos para rever e conhecer pessoas novas e conferir as tecnologias também”
Ugo Siqueira Monteiro, cooperado de Coromandel, também destaca as vantagens oferecidas pela Feira do Cerrado.
“É um evento muito interessante, pois além de conferirmos as inovações e tecnologias, encontramos condições para fazermos bons negócios junto aos vários fornecedores aqui reunidos. O produtor tem que estar sempre presente para não perder boas oportunidades”, considera.
Veja mais
FEMAGRI 2023: conheça a data e o local de realização da feira da Cooxupé
Expocafé 2023: conheça a programação e data de realização de um dos maiores eventos de café do Brasil
FORCAFÉ 2023: feira dos fornecedores da cadeia produtiva do café em Lambari