Produtores de café buscam iniciativas sustentáveis na FEMAGRI 2023 da Cooxupé.
Feira de negócios da Cooxupé, cooperativa mineira, terá a Fazendinha, um espaço dedicado a soluções de sustentabilidade para o campo e para o negócio
Siga nossas redes sociais:
Saiba mais sobre a FEMAGRI 2023
Um dos maiores pontos de encontro do produtor de café do Sul de Minas Gerais e da média mogiana do estado de São Paulo, a FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé) confirma a presença da tradicional Fazendinha.
Neste espaço, em que a sustentabilidade será o tema central da edição 2023, os cafeicultores terão acesso às tecnologias de maior evidência da cafeicultura atual.
Também terão contato com novos conhecimentos para promover boas práticas agrícolas e ações sustentáveis em suas propriedades e nas lavouras.
Data FEMAGRI 2023
A FEMAGRI é voltada para os produtores cooperados da Cooxupé e acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, na Avenida Vereador Nelson Elias, no Japy, em Guaxupé/MG.
A entrada é gratuita.
Fazendinha FEMAGRI: palco da sustentabilidade
Neste ano, a Fazendinha será mais dinâmica e totalmente sustentável por estar amparada no uso racional dos recursos naturais, que são a base do Protocolo Gerações, programa de sustentabilidade desenvolvido pela Cooxupé.
O espaço, que é aberto a toda família cafeicultora, apresentará soluções alinhadas com as boas práticas ambientais e que falam a “língua” do exigente mercado consumidor, sempre em busca de iniciativas seguras de conservação.
Agricultura regenerativa
De acordo com Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o cultivo de plantas de cobertura e a importância do controle biológico estão entre as demonstrações do espaço.
A proposta é munir o produtor de café cooperado com o que há de mais atual em termos de produtos e técnicas conservacionistas, que auxiliem o trabalho na lavoura sem afetar o meio ambiente.
Dentre as inovações, a equipe técnica da Cooxupé mostrará a viabilidade do uso da tecnologia na cafeicultura em um sistema de irrigação, tendo em vista a estiagem que afetou as lavouras nos últimos anos.
Outras novidades FEMAGRI 2023
O visitante contará, também, com demonstrações do uso de energia solar e outros processos que estão em consonância com as certificações, visando constante melhoria nos negócios, como frisa Renê.
“Na Fazendinha teremos demonstração de estrutura de energia fotovoltaica e seus benefícios para a propriedade. Vamos ter a apresentação de um trabalho sobre resíduos de glifosato em grãos de café realizado por Guy Carvalho, Luiz Viana e Illy Café. E, em parceria com o SEBRAE, teremos palestras sobre empreendedorismo feminino, sucessão familiar e gestão da propriedade. Além de oficinas de robótica para o público infanto-juvenil”.
A Fazendinha ainda terá dentre as exposições pulverização com drone e robô pulverizador; estação meteorológica com sensor de umidade para irrigação; consultoria sobre a importância da coleta de amostras de solo e de folha para que o produtor use racionalmente os insumos nas lavouras; além das presenças do Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé e do Departamento de Geoprocessamento, responsável pela apresentação da situação do clima e o impacto na cafeicultura.
Dados da FEMAGRI 2023
Tema: “Solução e Segurança para o Cooperado”
Local: Avenida Vereador Nelson Elias, no Japy, em Guaxupé (MG).
Datas e Horário: 8 a 10 de fevereiro, das 08 às 18 horas.
Entrada: gratuita – credenciamento na recepção.
Estimativas
Público: mais de 35 mil visitantes.
Negócios: crescimento de 40% em relação à edição de 2021.
Como o produtor pode negociar?
Forma de pagamento: Operação Barter (troca em café) com 3 ou 5 parcelas anuais. E por meio de financiamentos com instituições bancárias.
Empregos
Diretos e indiretos: média de 526 (375 colaboradores da Cooxupé + 151 indiretos) durante os três dias da feira.
Áreas
Total: 107 mil metros quadrados.
Exposição coberta: 38 mil metros quadrados.
Capacidade do estacionamento: 3.200 vagas.
Plataforma de tecnologias e soluções
Número de expositores: neste ano, a feira recebe 124 marcas expositoras, em 147 estandes.
Quantidade de produtos em exposição: mais de 12 mil produtos cadastrados.
Valores dos produtos: a partir de R$ 100.
Perfil
Expositores: máquinas, equipamentos, insumos, implementos e soluções tecnológicas para o setor cafeeiro, bem como soluções sustentáveis para a lavoura de café.
Público visitante: famílias cafeicultoras cooperadas da Cooxupé em busca de alternativas e soluções para implementar tecnologias em suas lavouras, em busca de redução de custo, sustentabilidade no campo e no negócio, elevar produtividade e ganhar mais competitividade.
Novidades
Selo Evento Neutro: esta edição conta com o selo “Evento Neutro”, que demonstra o foco em sustentabilidade ambiental com a neutralização da emissão de carbono.
Nesse contexto, a FEMAGRI apoiou o programa ambiental Terrus Carbon Coffee, cuja metodologia foi desenvolvida pela Quanticum, para a análise da tipologia de argila em relação ao parâmetro de carbono para redução dos impactos ao meio ambiente.
A certificação foi desenvolvida pela ECCAPLAN Consultoria Ambiental, com base em previsões de consumo de combustíveis fósseis que devem ser gerados durante os três dias de evento.
Novidade em Seguro Agrícola: uma parceria exclusiva da Cooxupé com a corretora Lockton e a seguradora Mapfre oferece aos cooperados a possibilidade de contratar seguro agrícola, desenvolvido sob medida para as necessidades dos cafeicultores associados.
Este seguro tem como objetivo principal proteger as lavouras cafeeiras contra os prejuízos vindos de adversidades climáticas como, por exemplo, geadas e chuvas de granizo.
Com isso, minimizando os riscos, as situações que provocam dívidas ao produtor e a incapacidade de manter os níveis tecnológicos e de investimentos de futuras safras.
Outros Espaços
Espaço Pecuária: onde haverá expositores de rações;
Laboratório de Análises com conceito A: os colaboradores presentes no recinto orientarão os cafeicultores sobre a importância de análises de tecido vegetal, solos, fertilizantes (Mineral, Foliar, Organomineral e Orgânico), corretivos agrícolas; análise de potabilidade de água;
Rações, Silagens e Forrageiras: matéria-prima e sal mineral
SMC: espaço voltado especialmente para o mercado de cafés especiais.
Empório Cooxupé
É um espaço onde todos os visitantes encontram vestuários e souvenirs com a marca da Cooxupé, sendo uma forma de ter a cooperativa bem perto do dia a dia do produtor. Há também a venda de toda a família dos cafés produzidos pela Torrefação Cooxupé.
Entretenimento
A Feira disponibilizará espaços para toda família sendo:
- Espaço Kids para as crianças;
- Espaço Beleza para as mulheres;
- Barbearia Femagri para os homens.
Praça de alimentação
Possui 2 restaurantes e 11 lanchonetes (com opções de sorvetes, açaí, tapioca, lanches, pastéis, pão de queijo, churros, pão com linguiça, espetos e panquecas).
Ilhas de café: dentro do recinto da FEMAGRI são 6 ilhas servindo Cappuccino Evolutto e Café Prima Qualità.
Resultados FEMAGRI 2023
A FEMAGRI fez um balanço positivo da edição 2023.
O evento registrou R$ 212 milhões em negócios por meio de 9.5 mil pedidos de orçamentos.
A movimentação de público também é positiva, com a presença de aproximadamente 34 mil cafeicultores, durante os três dias de realização da feira.
“Recebemos nossos cooperados com muita satisfação, após dois anos de realização da feira no formato virtual. Muito mais do que um ponto de encontro, a FEMAGRI mostrou o interesse e a necessidade do produtor de café investir em seu negócio, buscando sustentabilidade, qualidade e potencializar a produtividade de suas lavouras. E para isso, nosso papel — enquanto cooperativistas — é fornecer para cada um deles possibilidades e acesso a tecnologias e inovações de acordo com a sua realidade e tamanho da produção”, afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Saiba mais sobre a Cooxupé
Protocolo Gerações Cooxupé: sustentabilidade e padronização do café
Fórum sobre café e clima Cooxupé 2022
Melhor café Prêmio Especialíssimo 2022
Novas tecnologias na FEMAGRI 2023
FORCAFÉ 2023: feira dos fornecedores da cadeia produtiva do café em Lambari