A rede de cafeteria, que nasceu em Florianópolis, tem inaugurado lojas em diversos estados, sem deixar de lado a potência do seu estado de origem.
Neste ano, novas cafeterias Café Cultura foram abertas em Santa Catarina.
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Novas cafeterias Café Cultura
A retomada econômica que 2022 trouxe já no primeiro trimestre reflete novas possibilidades para franquias.
Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising revelou um crescimento de 8,8% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, com o setor gastronômico em terceiro lugar entre os que mais se beneficiou (atrás apenas dos segmentos de moda e saúde, beleza e bem estar).
O saldo entre novas operações e operações encerradas também é positivo, de 1,8%.
A expansão do Café Cultura faz parte desse cenário de crescimento.
Mesmo durante a pandemia, a rede catarinense não parou de apostar em novas lojas, com franqueados de outros estados levando a marca para Cuiabá, Rio de Janeiro e Paraná, por exemplo.
O cenário positivo que o primeiro trimestre de 2022 apresentou mostra novas oportunidades também para dentro de Santa Catarina.
Com forte presença em seu estado de origem, o Café Cultura já tinha lojas em cidades como Tubarão, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú, e durante a pandemia, inaugurou mais espaços.
Itajaí e Blumenau estão entre as lojas inauguradas em 2021.
A melhora na economia trouxe reinaugurações em espaços como Criciúma e a loja do Beiramar Shopping de Florianópolis, em 2022.
Os bons resultados estimulam a busca por novos pontos no estado: O segundo semestre do ano já tem confirmados mais endereços da rede.
Lojas no Passeio Pedra Branca (Palhoça) e no Casa Hall de Balneário Camboriú estão entre as novidades.
Os resultados servem como garantia a novos franqueados de que a marca é sustentável e tem boa rentabilidade.
O faturamento de 2019 chegou a R$ 15 milhões.
No ano seguinte, afetados pela pandemia, chegaram a mais de R$ 12 milhões.
Mas em 2021, subiram acima do esperado: mais de R$ 26 milhões.
A projeção para lucros de 2022 chega aos R$60 milhões.
Os valores para abrir uma loja Café Cultura são outro atrativo.
O investimento inicial de R$ 450 mil para o modelo quiosque, indicado para uma unidade do Café Cultura que tenha retorno estimado de 24 a 36 meses com faturamento médio de R$ 115 mil.
O pagamento de royalties é de 5% sobre o faturamento bruto, além de 1,5% para fundo destinado à propaganda.
“O Café Cultura oferece suporte ao franqueado em aspectos como análise econômica e de viabilidade, assessoria no projeto arquitetônico e programa de treinamento, entre outros”
Luciana Melo, CEO do Café Cultura.
O contato constante com franqueados e o lançamento regular de pratos, bebidas e cardápios sazonais (como o atual de inverno, com pratos exclusivos) auxilia tanto na parte administrativa quanto no oferecimento de novidades que atraem o público.
Saiba mais sobre o Café Cultura
O formato Farm to Cup tem destacado a marca entre os amantes de café.
O cuidado com os grãos desde o plantio até chegar à xícara, com análise de toda a produção pelos sócios, garante a qualidade do café.
Produtores parceiros no Espírito Santo e Minas Gerais com grãos 100% arábica de origem controlada, em altitudes acima dos 1000m, fornecem o café.
Após inspeção, os frutos são levados ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede para torrefação e elaboração dos blends, que chegam às lojas e, também, podem ser comprados online para degustar em casa.
São cinco blends tradicionais, além de edições especiais temporárias, como a de Páscoa e a de Natal.